Dicas de estilo de vida no manejo da EM – Parte 2

APEMSMAR > Notícias  > Dicas de estilo de vida no manejo da EM – Parte 2

Dicas de estilo de vida no manejo da EM – Parte 2

Eliminação da cafeína. No caso específico da bexiga urinária, a cafeína pode ser irritante e piorar os sintomas com aumento da urgência de urinar.

 

Prática de esvaziamento vesical programado. A ida ao banheiro de maneira programada pode treinar a bexiga a segurar a urina por um período maior, diminuindo a sensação de urgência.

 

Procurar ajuda. Pacientes de EM podem ser predispostos à depressão, sentimento de isolamento e solidão, especialmente durante um surto. Não devem, portanto, hesitar em procurar um conselheiro ou um grupo de suporte para ajudar a enfrentar a depressão ou a  raiva com a doença. Os pacientes devem construir uma rede de pessoas que ajudem quando a doença recrudece.

 

Participar de atividades de lazer. Lazer e hobbies podem melhorar drasticamente a perspectiva mental e ajudar no manejo do estresse. Tais atividades podem melhorar a qualidade de vida e a alegria de viver, muito importantes na EM.

 

Evitar o calor. Muitos pacientes de EM são intolerantes ao calor. Eles podem se ajudar evitando exposição ao clima quente bem como pelo uso de ventiladores e ar condicionado nos dias quentes.

Fonte: Escritos de Jenna Fletcher, 2017

 

Comentário: Todas as atividades que promovam o bem-estar dos pacientes são bem vindas.